3 formas de vender mais online

O online é o presente e é das poucas coisas que com algum grau de certeza podemos afirmar que fará parte do nosso futuro. Nunca foi tão fácil vender cursos de ensino superior através do formato online como hoje em dia. As universidades nunca conheceram tão bem o seu cliente como hoje, e nunca tiveram acesso a tantos estudos e informação de como facilmente os podem manipular, influenciar e persuadir. Contudo, o maior problema está em que as universidades consigam diferenciar-se das demais. Atualmente uma boa proposta educativa e atualizada não é na maioria dos casos suficiente para uma tomada de decisão favorável à universidade. Por tudo isto, deixo em baixo algumas das melhores estratégias de aumentar o awareness das universidades através de ferramentas digitais.

Webinars e Ebooks

Das coisas mais importantes e que se deve começar desde já é a “educar” o nosso potencial aluno. Use todas as ferramentas que tem ao seu dispor para dar informação pertinente e de qualidade. 

 Ao criarmos ebooks gratuitos, realizar webinars, criar conteúdo de qualidade e ao oferecer aos alunos estamos não só a criar um awareness para a marca da universidade e ao mesmo tempo estamos a acrescentar valor directo. O objetivo uma vez mais mais não é a venda direta, é necessário primeiro consciencializa-lo que existe algum problema, e só depois apresentar a solução para as suas “dores”.

 Muitas vezes as universidades querem vender de forma rápida através deste formato, mas a venda através dos conteúdos trata-se de uma maratona e não de um sprint. Paciência é a palavra chave.

Usa os influenciadores como content-creatores

A erosão do tempo trouxe-nos a uma época onde as decisões dos estudantes se baseiam maioritariamente em opiniões de próximos ou de estranhos. Estranhos esses com os quais sentem empatia mas que ao mesmo tempo não duvidam da sua imparcialidade.  Os seus comentários são dos conteúdos que tem maior credibilidade junto dos restantes alunos. Tire proveito desta micro influência: descubra os clientes que tem mais influência sobre os seus alunos e ofereça-lhes a possibilidade de assistirem a alguns dos cursos e até visitar a universidade em troca de feedback no site ou página do produto.

Tip: Faça uma lista de todos os bloggers, youtubers, etc. que estão relacionados com a sua área de negócio, entre em contacto com eles e permita que visite a sua universidade e assistir a alguns cursos para que possam dar feedback.

Email Marketing

Continua a ser nos dias de hoje a ferramenta online com maior percentagem de conversão. Não a descarte por nada.

À medida que obtém os emails de clientes ou potenciais clientes para um curso de graduação ou pós-graduação (atenção, deverá criar 1 funil diferente para cada um) deve definir a estratégia para lhes vender através deste canal. O objetivo não é a venda direta. Não. O objetivo é acrescentar valor com conteúdo que seja relevante para o potencial cliente.

Dando um exemplo claro do que poderia ser uma estrutura de comunicação para uma universidade:  1º email – dar a conhecer algumas das principais dúvidas e questões que os alunos tem antes de tomar uma decisão final; 2º email – informar quais as principais motivações dos alunos quando tomam a decisão de estudar numa universidade ; 3º email: introduzir a sua universidade como uma solução perfeitamente alinhada com todos os pontos anteriores e com um link para uma página de testemunhos;

Não existe uma formula mágica para o número de emails a serem enviados nem a periodicidade, depende sempre de universidade para universidade assim como o tipo de curso que está a ser vendido. O importante é começar e ir optimizando aos poucos.

Por Vasco de Matos Ramos

Deixe um comentário

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑